Notícias

II CONCE registra 28 palestras realizadas

II CONCE registra 28 palestras realizadas

Com o objetivo de promover a atualização da enfermagem e discutir ações e suas perspectivas sobre o momento atual vivenciado em nosso país, o II Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros (CONCE) chega à tarde desta quinta-feira (22) ao seu terceiro dia com a realização de 28 palestras.

Durante a manhã as palestras apresentadas foram: “Readaptação laboral após acidente de trabalho”, “A crise econômica e seus reflexos no dimensionamento do pessoal de enfermagem”, “Educação sindical como desenvolvedor de empoderamento do enfermeiro frente às negociações coletivas”, “Sofrimento moral do enfermeiro gestor”, “Processo de cuidar aos portadores de câncer na modalidade paliativa”, “Desconstrução do Sistema Único de Saúde: impactos para os profissionais de saúde” e “Formação do enfermeiro: desafios atuais”.

À tarde ocorreram as palestras “Formação do enfermeiro: visão dos docentes”, “Segurança dos profissionais de enfermagem em ambientes disbáricos”, “O papel do enfermeiro da estratégia saúde da família na melhoria da qualidade de vida da comunidade ante a crise econômica”, “Benchmarking e seus reflexos no mercado de trabalho”, “Gênero feminino: desafios no trabalho da enfermagem” e “Saúde e terceirização: riscos da terceirização da atividade-fim”.

Sobre a formação do enfermeiro, os preletores Dr. Antônio Carlos Siqueira Júnior, Dra. Raquel Machado, Dra. Vilanice Alves e Dra. Denize Bouttelet falaram sobre diretrizes curriculares, o perfil dos estudantes, desafios para a formação do estudante, qualidade da formação, avanços e impactos na formação do enfermeiro.

“Nós temos muitos desafios e avanços na formação do enfermeiro, mas precisamos unir esforços neste contingente de mais de 1 milhão de profissionais, para que possamos fazer a diferença e unir esforços em todas as instâncias, vinculando as associações e entidades de classe para contribuir com a qualidade de assistência e melhorar o que já fazemos muito bem”, reforçou a  Dra. Vilanice Alves.

Outra relevante contribuição científica veio com a palestra da Dra. Marlene Uehara sobre “Segurança dos profissionais de enfermagem em ambientes disbáricos”, mostrando todas as alterações fisiológicas no organismo frente aos ambientes hiperbáricos. “Precisamos conhecer mais sobre a assistência da enfermagem em ambientes hiperbáricos. Nos eventos que participo percebo que muitos enfermeiros sabem como encaminhar o paciente para oxigenoterapia, mas não sabe qual é o preparo desse paciente e sua situação clinica para uma sessão hiperbárica”, esclareceu.

Ainda na tarde desta quinta-feira, 22, na sala Florence Nightingale, a Dra. Marcia Helena Leal abordou o panorama da atenção básica, a importância da Estratégia Saúde da Família e o olhar do enfermeiro no cuidado específico da população na palestra “Papel do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família na melhoria da qualidade de vida da comunidade ante a crise econômica”.

Tema presente na profissão da enfermagem, a “Saúde e terceirização: riscos da terceirização da atividade-fim” foi explanada pelos doutores José Eymard e Wagner Cordeiro que mostraram os impactos da terceirização na vida dos enfermeiros e da população, a visão desse profissional, o que significa a terceirização da atividade-fim, bem como qual a sua origem e o risco que ela traz para as relações de trabalho.

Encerrando o ciclo de palestras do penúltimo dia do II CONCE a temática “Benchmarking e seus reflexos no mercado de trabalho”, mostrou seus aspectos conceituais, onde nasceu, como funciona, como implanta e quais suas dificuldades e o “Gênero feminino: desafios no trabalho da enfermagem” levantou questões como divisão sexual; mal posicionamento da mídia que inferioriza o profissional da enfermagem e violência contra a enfermeira abordando o assédio sexual e moral.

_mg_5520 _mg_5500 _mg_5484 _mg_5434 _mg_5420 _mg_5267 _mg_5250 _mg_5238 _mg_5182 _mg_5144 _mg_5055 _mg_4940 _mg_4894 _mg_4874 _mg_4848 _mg_4832 _mg_4902 _mg_4959 _mg_4947 _mg_4889 _mg_4888 _mg_4866

Debate na sala Edith de Magalhães Fraenkel sobre eduação sindical como desenvolvedor de empoderamento do Enfermeiro frente as negociações coletivas realizado no II CONCE Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros realizado Paláciodas Convenções do Anhembi São Paulo/SP. Brasil_22_09_2016. Fotos Dino Santos.

Instagram

Contato/Localização