
FNE defende aprovação da PEC 19/24 durante Ato Nacional em homenagem ao...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...
➡️A vice-presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, também coordenadora adjunta da Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher (SISMU), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), participou no dia 21/2/25 de uma reunião com a coordenação da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher do CNS e o Ministério da Saúde.
📍O encontro aconteceu, virtualmente, com a coordenação geral de Saúde da Mulher da Secretaria de Atenção Primária de Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, e teve por objetivo tratar algumas estratégias de mobilização social para temas ligados à saúde das mulheres no país. Entre elas: ações para o fortalecimento dos debates prioritários do Ministério da Saúde voltados para a garantia de saúde integral de todas as mulheres, tais como, redução da mortalidade materna e o enfrentamento à violência.
Web Diálogos
Existe uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde, que é o Web Diálogos, que visa formar uma roda de diálogo com parceiras como o Conselho Nacional de Saúde e outras representações do movimento de mulheres. Sua finalidade é difundir o processo de equidade e integralidade da saúde de mulheres negras e indígenas. “Em termos de mortalidade materna, há um índice mais elevado nessas populações. Então, o Web Diálogos é uma estratégia importante e, atualmente, está sob coordenação do Ministério da Saúde.
📍”O MS considerou que ela seja liderada pela Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher e para isso a gente pretende organizar oficinas regionais e reuniões ampliadas da CISMU”, reforça Shirley.
➡️Foi também pontuado que entre as demandas emergenciais das mulheres, seja pautado o debate da Rede Aline. “Recentemente tivemos notícias de gestantes que faleceram por demora no atendimento em equipamentos de saúde e isso nos preocupa bastante. Há uma iniquidade, uma desigualdade social muito grande quando se trata da saúde das mulheres”, destaca.
📍Vale lembrar que a Rede Aline, antiga Rede Cegonha, tem um olhar ampliado para que se possa levar em consideração a diversidade e a equidade do país. Dessa reunião ampliada saíram estratégias para melhorar essa questão, que vão desde seminários a encontros regionais. Os cronogramas para essas atividades serão avaliados internamente e divulgados assim que construídos e aprovados, seja pelo Conselho Nacional de Saúde, seja pelo próprio Ministério de Saúde das Mulheres.
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela diretora Ursula Nepomoceno, marcou presença na 9ª reunião...