Notícias

Movimento Sindical realiza live de lançamento da Conferência Livre preparatória para a 4ª CNGTES

Movimento Sindical realiza live de lançamento da Conferência Livre preparatória para a 4ª CNGTES

O Movimento Sindical organizou uma Live que marcou o lançamento da Conferência Livre preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CNGTES), realizado no dia 1º de maio de 2024, em parceria com diversos movimentos sociais, sindicais e populares. A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), responsável pela relatoria do evento, esteve presente e foi representada pelas diretoras Inara Ruas, Claúdia Franco, Sheila Lima e pela vice-presidenta Shirley Morales. Shirley enfatizou a importância da união e da luta coletiva para superar os desafios impostos pelo sistema capitalista e neoliberal, que muitas vezes resultam em condições indignas de trabalho e adoecimento dos profissionais. Também ressaltou a necessidade de investimentos na formação profissional, na busca por salários dignos e na valorização da enfermagem.

Por sua vez, Inara Ruas, diretora da FNE para a região Sul e presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul expressou preocupação com a baixa adesão dos municípios gaúchos às conferências preparatórias. Ela destacou a importância da participação dos diversos segmentos da sociedade nessas discussões, especialmente para fortalecer o SUS e promover a educação em saúde junto às comunidades. 

A coordenadora da 4 ª CNGTES, a conselheira nacional de saúde, Francisca Valda, que faz parte da Associação Brasileira de Enfermagem(Aben), realizou um resgate histórico do debate sobre gestão do trabalho, educação e saúde no país. Ela contextualizou, junto com a conselheira nacional de saúde, Fernanda Magano, o processo de construção da CNGTES e convocou o movimento sindical a ter um papel mais proeminente na gestão participativa, na busca pela equidade e na promoção da qualidade da educação e formação. O objetivo é estimular essas discussões nas conferências municipais, incentivando a participação ativa dos/as trabalhadores/as.

Ao final, compromissos foram estabelecidos para realizar mais atividades semelhantes até a realização da Conferência Livre, prevista para agosto de 2024, de onde serão selecionados delegados/as para a 4ª CNGTES. A 4ª Conferência tem prazos estabelecidos: as conferências municipais e regionais devem ser realizadas até 30 de junho, enquanto as etapas estaduais, do Distrito Federal e livres, têm prazo até 30 de agosto. A etapa nacional está programada para ocorrer de 10 a 13 de dezembro de 2024, em Brasília/DF.

Instagram

Contato/Localização