Notícias

UNCSW68 chega ao fim com avanços nas pautas dos direitos das mulheres e do meio ambiente

UNCSW68 chega ao fim com avanços nas pautas dos direitos das mulheres e do meio ambiente

A 68ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher (UNCSW68) concluiu suas atividades no último dia 22 de março de 2024, após 11 dias de negociações e debates na sede da Organização das Nações Unidas(ONU) em Nova York. Esse evento representou uma oportunidade para avançar na garantia dos direitos das mulheres, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento das entidades sindicais e à promoção do trabalho decente e em temáticas relacionadas ao meio ambiente sustentável e protegido.

A vice-presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), Shirley Morales, participou ativamente das negociações, juntamente com outras representantes do Brasil, Chile e Argentina. Durante os últimos 5 dias de intensas discussões, conseguiram inserir no Estatuto importantes parágrafos que visam proteger e promover os direitos das mulheres em todo o mundo. Em particular, esses parágrafos abordam questões como o fortalecimento das entidades sindicais na luta pelos direitos das mulheres e o financiamento de políticas públicas voltadas para a garantia desses direitos.

Além disso, a FNE também apoiou a introdução do termo "afrodescendente" no Estatuto da Mulher, garantindo assim a representação das mulheres negras nas discussões sobre direitos das mulheres. O grupo de Buenos Aires, com o apoio do Brasil e do Chile, propôs diversas medidas para as mulheres, destacando o compromisso conjunto desses países em atender às necessidades específicas da população feminina.

É importante ressaltar que o Brasil desempenhou um papel ativo ao propor questões essenciais relacionadas ao papel das mulheres na luta pela proteção ambiental diante das mudanças climáticas.  Em suma, a participação da FNE e de outras entidades e países na UNCSW68 foi fundamental para impulsionar o progresso em direção à igualdade de gênero e para garantir que as vozes das mulheres, especialmente as mais marginalizadas, fossem ouvidas e representadas nas negociações internacionais.

O encerramento da UNCSW68 foi feito pelo secretário-geral das Nações Unidas, António  Guterres.

Instagram

Contato/Localização