
Durante 43ª reunião da CISS, FNE participa de avaliação das atividades realizadas...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou da 43ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde...
O Ministério da Saúde promoveu uma atualização na Lista de Doenças relacionadas ao Trabalho (LDRT), após 24 anos. Essa revisão incluiu 165 novas patologias, ampliando o reconhecimento de condições relacionadas ao ambiente de trabalho. Entre as inclusões estão a Covid-19, diversos tipos de câncer, distúrbios músculo-esqueléticos e questões relacionadas à saúde mental, como a Síndrome de Burnout, ansiedade, tentativas de suicídio e abuso de drogas, totalizando agora 347 doenças, um aumento em relação à lista anterior de 182.
Essa atualização, que aconteceu no último dia 29/11/2023 e foi anunciada durante o 11º Encontro da Rede Nacional de Saúde de Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renast), reflete a compreensão de que tanto doenças mentais quanto o uso de drogas podem ser resultado de jornadas exaustivas e assédio moral no ambiente de trabalho. Como resultado, é esperado que o poder público planeje medidas de assistência e vigilância para prevenir tais doenças nos locais de trabalho. Os trabalhadores também se beneficiam dessa mudança, podendo assegurar direitos à assistência, tratamento e afastamento do trabalho quando comprovado o nexo causal, oferecendo maior proteção e acesso a benefícios previdenciários.
Essa atualização não faz distinção entre trabalhadores formais e informais, urbanos ou rurais, abrangendo todas as ocupações. A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância dessa atualização para os trabalhadores. Essa atualização representa um importante passo na garantia de ambientes de trabalho mais seguros, o que impactará positivamente no bem-estar dos brasileiros.
Fonte:CUT
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou da 43ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde...
O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu depois da chaminé instalada sobre a Capela Sistina...