
Durante 43ª reunião da CISS, FNE participa de avaliação das atividades realizadas...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou da 43ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, criticou a proposta da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), apresentada no último dia 7/11/2023, referente ao pagamento do piso salarial aos enfermeiros do setor privado. A ideia de parcelar os salários ao longo de 2 a 3 anos foi classificada como "indecente ", uma vez que essa medida corroeria os valores devido à inflação.
Solange enfatizou a priorização do lucro por parte dos maiores grupos econômicos da saúde suplementar, citando um relatório que indicava um lucro de R$2 bilhões no primeiro semestre de 2023. Ela também denunciou estratégias do empresariado para atrasar a implementação do piso, como a apresentação de propostas ultrajantes durante as negociações, forçando a recusa dos enfermeiros. Um exemplo disso aconteceu na Paraíba, onde empresários propuseram o parcelamento do pagamento do piso em até 5 anos. O Sindicato dos Enfermeiros da Paraíba(Sindep-PB) buscou a justiça, e obteve liminares que obrigaram alguns estabelecimentos a pagar imediatamente o piso. No entanto, o pedido de mediação suspendeu as liminares, negando uma remuneração digna aos profissionais de enfermagem.
Diante do impasse nas negociações, Solange Caetano afirmou que as lideranças da enfermagem estão aguardando a proposta que será apresentada na próxima reunião de mediação coordenada pelo TST, marcada para o dia 17/11. Ela destacou a disposição em manter a negociação, mas ressaltou que outras medidas, como mobilizações e greve, não estão descartadas, indicando que a FNE e outras entidades representativas dos enfermeiros e enfermeiras seguirão determinadas em defender e garantir os direitos da categoria.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou da 43ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde...
O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu depois da chaminé instalada sobre a Capela Sistina...